As plataformas educacionais precisam, urgentemente, se adequar à Lei Geral de Proteção de dados.

Pesquisas realizadas recentemente por especialistas na área de prevenção e proteção de dados, revelam que entre os dados de alunos que foram coletados, de 164 produtos analisados. Entre eles 147 dados (89%) monitoravam o comportamento de estudantes nos meios digitais, quem são, onde estão, que aparelho utilizam, o que fazem na sala de aula e quem são seus amigos.

Os profissionais em segurança digital, demonstram que os resultados dessa situação é que as consequências do aumento acelerado de novas plataformas educacionais na pandemia, precisam se adaptar as instituições de ensino.

Precisamos ter a consciência que a mesma rapidez e a urgência na adequação às novas demandas virtuais com o surgimento devido o COVID e o lockdown. Agora é necessário adequar as plataformas de ensino que foram utilizadas na época. Porém, hoje ainda são utilizadas na maioria das instituições de ensino. Aproposito, estão sem a adequação necessária da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A adequação à LGPD precisa de mais atenção principalmente no segmento educacional, por envolver dados pessoais de crianças, adolescentes e vulneráveis (lembrando que a Lei tem um capitulo especifico para esses titulares).

Portanto, as escolas quanto as plataformas educacionais devem adquirir soluções para proteger as informações presentes em áreas virtuais e diplomas eletrônicos (aliás, uma previa…em nosso conteúdo iremos abordar a transformação digital e a gestão documental, que faz toda a diferença na gestão das escolas e da implementação da LGPD).

Esse é um assunto importante e não podemos mais negligenciar. O acesso a informações de especialistas sobre o tema é o primeiro passo para essa mudança tão necessária em nossa sociedade. E nós como especialistas, temos o principal foco são as escolas!

Entre em contato conosco, nosso time multidisciplinar está à disposição para ajudar você, a sua escola e os pais a protegerem os dados dos alunos. E para completar essa força tarefa no dia 01 de setembro, vamos realizar um webinar onde trataremos com mais detalhes sobre esse e outros assuntos que fazem parte da adequação da Lei Geral de Proteção de Dados.

Texto elaborado pela Thamiris Brasca.